27 C
Rio de Janeiro
spot_img
spot_img

34º Encontro UN-WATER

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Nossa missão é semear informação ambiental de qualidade.

Relatório resumido | 15-17 de Março de 2021

Membros da ONU para a Água, parceiros e observadores consideraram como acelerar o progresso em direção à água e saneamento para todos até 2030, especialmente à luz de um Relatório recém-lançado que indica que as ambições para 2030 permanecem fora do caminho.

O primeiro dia do evento de três dias compreendeu atualizações sobre o trabalho no âmbito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 Estrutura de Aceleração Global e preparativos para os próximos eventos de alto nível e campanhas globais. A Estrutura foi lançada em Julho de 2020 pela ONU-Água e fornece uma plataforma para a implementação do ODS 6 sobre água limpa e saneamento, inclusive por meio de atividades-piloto de engajamento em nível de país em oito países. Os participantes foram informados sobre os planos de um evento de alto nível sobre as metas relacionadas à água da Agenda 2030, que foi organizado pelo Presidente da Assembleia Geral da ONU e ocorreu em 18 de Março de 2021. Eles também discutiram a série de reuniões que o evento de 18 de Março teria início na preparação para a Conferência de 2023 sobre a Revisão Intermediária da Década de Ação pela Água. Os participantes revisaram as conclusões da “Atualização resumida do progresso 2021 no ODS 6”, recentemente lançada, que foi produzida pela Iniciativa de Monitoramento Integrado no ODS 6, usando os dados mais recentes sobre os indicadores para cada meta do ODS 6. Os palestrantes observaram que o Relatório revela que ainda há muito trabalho a ser feito para alcançar o ODS 6 até 2030.

Uma série de discussões em pequenos grupos no segundo dia considerou desafios e oportunidades na construção de um impulso para a implementação de água potável e saneamento. Os participantes compartilharam as necessidades e estratégias de comunicação e capacitação, e propuseram um trabalho adicional sobre as ligações entre a água doce e a biodiversidade e sobre a cooperação transfronteiriça de água. 

A reunião continuou com uma sessão fechada no terceiro dia, 17 de Março, durante a qual os Membros da Água da ONU consideraram questões operacionais.

A 34ª Reunião da Água da ONU acolheu mais de 120 representantes de Membros, Parceiros e observadores deste mecanismo de coordenação interagências da ONU para a reunião online de 15 a 17 de Março de 2021. Este resumo analisa as deliberações durante as sessões abertas de 15 a 16 de Março de 2021.

Uma breve história da UN-Water

Embora mais de 30 organizações da ONU realizem programas de água e saneamento, nenhuma entidade da ONU se dedica exclusivamente a essas questões. Em 1977, o Grupo Intersecretariado de Recursos Hídricos da ONU começou a coordenar as atividades da ONU sobre a água. Posteriormente, em 2003, o Subcomitê de Recursos Hídricos do Comitê de Coordenação Administrativa da ONU foi transformado em ONU-Água e foi endossado pelo Conselho de Coordenação dos Executivos do Sistema da ONU. A UN-Water desempenha um papel de coordenação dentro da ONU, para garantir que a família da ONU “atenda como um” em resposta aos desafios relacionados à água.

As reuniões da ONU-Água reúnem Membros e Parceiros (veja a lista completa na página final) duas vezes por ano para cumprir o mandato de informar as políticas, monitorar e relatar, e inspirar ações sobre questões de água e saneamento. Os participantes incluem representantes da Secretaria da ONU e de agências da ONU, fundos, programas e outras entidades, acordos ambientais multilaterais, organizações da sociedade civil, governos e outras organizações.

Iniciativas: O foco abrangente dos Membros e Parceiros da UN-Water é apoiar os Estados Membros da ONU a gerenciar de forma sustentável a água e o saneamento. Esta missão é realizada por meio de três áreas de trabalho: informar políticas, monitorar e relatar e inspirar ações.

Os esforços para informar as políticas concentram-se em colocar as questões de água e saneamento na agenda dos principais acordos da ONU, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus ODS. O ODS 6 pede que a comunidade internacional se esforce para garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos até 2030.

Os esforços para monitorar e relatar buscam fornecer dados e informações coerentes e confiáveis ​​sobre as principais tendências hídricas e questões de gestão. A Iniciativa de Monitoramento Integrado para o ODS 6 baseia-se e expande a experiência e lições aprendidas durante a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e tem como objetivo:

– desenvolver metodologias e ferramentas para monitorar os indicadores globais do ODS 6;

– aumentar a conscientização nos níveis nacional e global em relação ao monitoramento do ODS 6;

– aumentar a capacidade técnica e institucional do país para monitoramento; e

– compilar os dados do país e relatar o progresso global em direção ao ODS 6.

Os esforços para inspirar a ação incluem a coordenação da observância anual do Dia Mundial da Água em 22 de Março e do Dia Mundial do Banheiro em 19 de Novembro. A ONU-Água divulga o Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água (WWDR) anual no Dia Mundial da Água.

Estrutura de governança: Agências, programas e fundos da ONU com mandato relacionado à água são membros da ONU-Água. Os parceiros são organizações internacionais, sindicatos profissionais, associações e outros grupos da sociedade civil que estão ativamente envolvidos com a água e que têm a capacidade e a vontade de contribuir para o trabalho da UN-Water e atender aos critérios de parceria da UN-Water.

Os gerentes seniores do programa UN-Water (SPMs) são os representantes dos membros da UN-Water. Eles fornecem a governança geral e a direção estratégica e constituem o mais alto órgão de tomada de decisões operacionais da ONU-Água.

O Presidente da UN-Water é escolhido entre os Chefes Executivos da ONU após consultas no Conselho de Coordenação dos Executivos do Sistema das Nações Unidas. O atual presidente da UN-Water é Gilbert Houngbo, Presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola. O vice-Presidente da UN-Water é eleito entre os SPMs da UN-Water. O Secretário da ONU-Água é um membro sênior da equipe do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UNDESA).

Relatório UN-Water

Na segunda-feira, 15 de Março, o Presidente da ONU-Água Gilbert Houngbo abriu o encontro virtual da ONU-Água e destacou que a revisão intermediária da Década de Ação pela Água 2018-2028, que está programada para ocorrer em Março de 2023, será a primeira conferência da ONU na água desde 1970. Para contribuir com os preparativos para este evento, ele observou que a ONU-Água forneceu novos dados por meio da iniciativa de monitoramento integrado da ONU no ODS 6. Houngbo expressou preocupação de que os dados confirmam que o mundo não está no caminho para cumprir o ODS 6 e disse que o ODS 6 A Estrutura de Aceleração Global promove oportunidades para melhorar o apoio aos países para acelerar o progresso.

Houngbo passou a moderar a consideração da reunião de três itens da agenda: ODS 6 Global Acceleration Framework; a Conferência das Nações Unidas sobre a Revisão Intercalar da Década de Ação pela Água 2018-2028; e campanhas globais.

Em 16 de Março, Membros e Parceiros da Água da ONU participaram de uma sessão de “Espaço Aberto”, durante a qual sessões de grupos pequenos discutiram tópicos propostos pelos próprios participantes.

SDG 6 Global Acceleration Framework

Kelly Ann Naylor, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Vice-Presidente da Água da ONU, discutiu várias conquistas do SDG 6 Global Acceleration Framework, observando que foi reconhecido em uma resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre o direito humano à água potável e saneamento. Os resultados da Estrutura até o momento incluem a criação da Coalizão de Água e Clima, o lançamento da iniciativa Higiene das Mãos para Todos, o início da Iniciativa de Desenvolvimento de Capacidades para a ODS 6, o fornecimento de apoio em nível de país por meio de uma iniciativa piloto e o desenvolvimento de novas maneiras de rastrear e acelerar o progresso . Sobre o último, ela apontou para a unidade de dados global no ODS 6 que forneceu dados para o relatório de progresso do ODS 6 lançado em 4 de Março de 2021. Ela destacou que 84 ações para o ODS 6 foram registradas na Plataforma de Ações de Aceleração dos ODS da ONU.

Naylor também relatou que os preparativos começaram para o primeiro Evento Especial ODS 6 anual, que acontecerá durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) da ONU em Julho de 2021 para revisar o progresso e desencadear novos compromissos para avançar a ação. Ela encorajou a consideração de como tornar mais fácil para todas as partes interessadas contribuírem para a Estrutura e continuar a fortalecer os esforços do ODS 6 em regiões e países. Comentando no chat online, alguns participantes indicaram uma preferência por expandir as iniciativas existentes antes de criar novas.

Marianne Kjellén, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e Força-Tarefa sobre Envolvimento em Nível de País, deu uma atualização sobre o piloto de envolvimento em nível de país sendo conduzido no Bahrein, Costa Rica, Guiné, Índia, Madagascar, México, Nepal e São Tomé e Príncipe. Ela relatou que a Unidade de Consultoria Técnica da Água da ONU coordena as respostas às solicitações dos governos, uma iniciativa de capacitação do ODS 6 está sendo desenvolvida e será testada durante a fase piloto, e a Força-Tarefa está trabalhando para ampliar o processo para mais países. Kjellén também disse que a Força-Tarefa iniciou discussões sobre o uso da abordagem MAPS (Integração, Aceleração e Apoio a Políticas), que fornece apoio aos países nos ODS como parte do Grupo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

UN Conference on the Midterm Review of the Década de Ação pela Água 2018-2028

Madhushree Chatterjee, Secretária da Água da ONU e Gerente Sênior do Programa, Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, descreveu os planos para a reunião de alto nível sobre os objetivos e metas relacionados à água da Agenda 2030 a ser convocada pela Assembleia Geral da ONU (AGNU ) Presidente em formato híbrido em 18 de Março de 2021. Ela disse que 86 Estados-Membros se inscreveram no evento até agora, incluindo dez Chefes de Estado e de Governo e vários funcionários de nível ministerial. Chatterjee disse que os painéis interativos sobre as cinco áreas da Estrutura de Aceleração Global do ODS 6 – financiamento, dados e informações, desenvolvimento de capacidade, inovação e governança – mostrarão que a ONU, governos e as principais partes interessadas estão por trás da Estrutura. Os governos participantes e as partes interessadas também são incentivados a anunciar compromissos para a plataforma de Ações de Aceleração dos ODS da ONU e o Espaço de Ação do ODS 6 da ONU-Água. Ela relatou que o resumo da reunião preparado pelo Presidente da AGNU será transmitido à sessão de 2021 do HLPF e à Conferência das Nações Unidas sobre a Revisão Intermediária da Década de Ação pela Água em 2023.

Maria Schade, Especialista em Monitoramento Global da Água da ONU, resumiu o relatório, “Resumo do Progresso da Atualização 2021 no ODS 6”, que foi lançado em 4 de Março de 2021. Ela disse que o Relatório analisa o progresso em direção à água e saneamento para todos até 2030 e quantifica o trabalho que permanece, e indicou que o objetivo do Relatório é assegurar que as discussões sejam informadas por evidências. Schade disse que a atualização foi produzida pela Iniciativa de Monitoramento Integrado (IMI) no ODS 6 usando os dados mais recentes sobre os indicadores para cada meta do ODS 6. Os dados foram coletados por meio do Data Drive 2020 do IMI-ODS 6 e processados ​​pelos órgãos custodiantes dos respectivos indicadores.

O Relatório conclui que bilhões de pessoas tiveram acesso a água potável segura e saneamento nos últimos 20 anos, e o mundo percebeu como isso é importante para muitas outras áreas – desenvolvimento econômico, proteção ambiental, saúde, escolas e gênero. No entanto, ambições específicas para 2030 permanecem fora do caminho, em particular em água potável (indicador SDG 6.1.1) e saneamento (indicador SDG 6.2.1a). Schade destacou a falta de dados de muitos países, o que significa que não é possível produzir uma estimativa global da qualidade da água (indicador SDG 6.3.2). Como resultado, mais de 3 bilhões de pessoas estão em risco porque a saúde de seus rios, lagos e águas subterrâneas é desconhecida.

Sobre o estresse hídrico (indicador SDG 6.4.2), ela relatou que a eficiência do uso da água está aumentando, e atualmente estamos usando 17% dos recursos hídricos globais, mas esta média global mascara as disparidades geográficas, com algumas regiões usando toda a sua água ou usando fontes de água não renováveis ​​que eventualmente secarão.

Sobre a cooperação hídrica (indicadores SDG 6.5.1 e 6.5.2), ela disse que 129 países não estão no caminho certo para ter recursos hídricos administrados de forma sustentável até 2030, e apenas 22 países relatam acordos operacionais para cooperação transfronteiriça.

Schade relatou que, graças às observações da Terra, os dados estão disponíveis para todos os países no indicador ODS 6.6.1 (ecossistemas). Os dados mostram que um quinto das bacias hidrográficas do mundo está passando por mudanças rápidas na área coberta pelas águas superficiais.

Sobre a cooperação internacional (indicador ODS 6.a.1), o Relatório conclui que os empréstimos concessionais aumentaram os compromissos de assistência oficial ao desenvolvimento (ODA), mas há uma lacuna crescente entre os compromissos e os desembolsos.

Sobre a participação (indicador ODS 6.b.1), o Relatório conclui que 109 países têm leis e procedimentos em vigor para envolver as comunidades nas decisões de água e saneamento, mas apenas 14 estão realmente implementando essas Leis e realizando um alto nível de participação da comunidade em tomada de decisões sobre água e saneamento.

Em suma, Schade disse que, com base nos dados disponíveis, o Relatório conclui que precisamos trabalhar quatro vezes mais, defendendo o SDG 6 Global Acceleration Framework. Ela disse que relatórios individuais mais detalhados serão publicados para quase todos os indicadores do ODS 6 em meados de 2021.

Um representante da Finlândia informou aos participantes que seu governo elaborou uma Declaração Transregional para a reunião de alto nível sobre a água, que foi assinada por 93 Estados Membros e ainda está aceitando assinaturas.

Chatterjee então informou os participantes sobre a Conferência de 2023 sobre a Revisão Intermediária da Década de Ação pela Água. A Conferência acontecerá na Sede da ONU em Nova York, de 22 a 24 de Março de 2023, no nível mais alto possível, e será co-organizada pelo Tajiquistão e a Holanda. Três elementos da revisão formarão o foco substantivo da Conferência:

– desenvolvimento sustentável e gestão integrada dos recursos hídricos para o cumprimento dos objetivos sociais, econômicos e ambientais da Década de Ação pela Água;

– implementação e promoção de programas e projetos relacionados; e

– promoção da cooperação e parcerias em todos os níveis para apoiar as metas e objetivos relacionados à água da Agenda 2030.

Segundo ela, cinco diálogos ocorrerão paralelamente às sessões plenárias.

Chatterjee listou várias reuniões preparatórias regionais e globais e outros eventos relacionados à água que fornecerão contribuições para a Conferência:

Reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU em 18 de Março de 2021;

Simpósio de alto nível sobre a água a convocar por Portugal durante a Conferência do Oceano das Nações Unidas (data a definir);

Conferência de alto nível sobre água a ser convocada pela Alemanha, com base em uma série de discussões técnicas e políticas, 1º de Julho de 2021;

9º Fórum Mundial da Água, Março de 2022 no Senegal;

Cúpula da Água da Ásia-Pacífico, Abril de 2022;

Conferência Internacional de Alto Nível, Dushanbe, Tajiquistão, para apoiar os preparativos para a Revisão Intercalar (data a ser definida em 2022); e

Reunião preparatória, novembro de 2022, convocada pelo presidente da AGNU, para finalizar os temas dos diálogos interativos.

Chatterjee disse que o Secretário-Geral da ONU irá preparar um Relatório para a 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU (2022-2023) sobre o progresso durante a primeira metade da Década de Ação pela Água. Além disso, o tema da edição de 2023 do Relatório do Desenvolvimento Mundial da Água será alinhado em conformidade.

O Representante Permanente do Tajiquistão na ONU, Mahmadamin Mahmadaminov, disse que a reunião de alto nível da AGNU sobre a água em 18 de Março representa o início do processo de preparação para a Conferência de 2023 da ONU. Ele disse que a conferência preparatória de um dia a ser realizada em Dushanbe em 2022 será dedicada a revisar a implementação da Década de Ação pela Água. Ele fornecerá uma plataforma para discutir as metas e objetivos relacionados à água acordados internacionalmente, a implementação da década de ação para os ODS e apoiar os preparativos eficazes para a Conferência das Nações Unidas. Isso incluirá um foco no papel-chave da água, saneamento e higiene na abordagem da “crise sanitária COVID-19”.

Aart van der Horst, Oficial Sênior de Políticas, Água, Ministério de Relações Exteriores da Holanda, disse que os co-anfitriões tornarão a Conferência o mais inclusiva possível, envolvendo todas as partes interessadas possíveis. O ODS 6 Global Acceleration Framework e a resolução de modalidades da AGNU (A/RES/75/212) fornecem os elementos do caminho para a Conferência de 2023.

Um representante da Alemanha forneceu detalhes sobre a Conferência de 1º de Julho de 2022 que realizará em preparação para a Conferência de 2023 da ONU. O evento da Alemanha será precedido pelos Diálogos de Bonn sobre a Água, um processo abrangente para gerar ideias de ação para atingir as metas e objetivos relacionados à água até 2030. Ela disse que os Diálogos são orientados para o ODS 6 Global Acceleration Framework e seguem uma abordagem intersetorial ao SDG 6.

A reunião, então, selecionou o tema para as comemorações internacionais relacionadas à água em 2023. O Dia Mundial da Água 2023 e o Dia Mundial do Banheiro 2023 enfocarão o tema “Acelerando a Mudança” A edição de 2023 do Relatório do Desenvolvimento Mundial da Água se concentrará em “Acelerando a Mudança por meio de Parceria e Cooperação”.

Campanhas Globais

A edição de 2021 do Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água da ONU (WWDR) concentra-se no tema “Valorizando a Água”. O resumo executivo está disponível em 11 idiomas e o Relatório está disponível em inglês e italiano, e está sendo traduzido para espanhol, árabe e chinês. Um site interativo para o Relatório, que foi sugerido por UN Water Partners, está atualmente sendo testado.

Neil Dhot, Diretor Executivo da AquaFed, atualizou os participantes sobre o Dia Mundial da Água 2021, que também enfoca o tema “Valorização da Água”. O evento virtual em 22 de Março apresentará os resultados de um exercício de escuta conduzido pela Força-Tarefa no Dia Mundial da Água por meio da mídia social para determinar o que a água significa para o público. Dhot observou que “não há diferença real” em como os especialistas técnicos e o público em geral veem o mundo. A ideia de que “água é vida” foi expressa repetidamente, junto com a ideia de que não cabe à ONU ou aos governos respeitar e cuidar das fontes de água, mas de todos os humanos.

Os participantes então abordaram uma proposta para a ONU convocar uma Cúpula sobre Águas Subterrâneas em Dezembro de 2022, e os SPMs endossaram a proposta. A Cúpula será realizada na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Paris, França, e será organizada como uma contribuição para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o ODS 6 Global Acceleration Framework.

Neno Kukurić, Diretor do Centro Internacional de Avaliação de Recursos de Água Subterrânea (IGRAC), disse que a Cúpula da Água Subterrânea visa melhorar a interface entre ciência, política e prática. O tema proposto é “Tornando o invisível visível”.

Os membros e parceiros da UN-Water concordaram que “águas subterrâneas” seria o tema do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial do Banheiro em 2022. UN-Water Partners (22 em Março de 2021) 

Centro Aquafed CDP para Água Acessível e Tecnologia de Saneamento (CAWST)

Conservation International

Gender and Water Alliance (GWA)

Global Water Partnership (GWP)

Green Climate Fund *

IHE Delft

Associação Internacional para Engenharia e Pesquisa Hidroambiental (IAHR)

Associação Internacional para Legislação Hídrica (AIDA)

Associação Internacional de Hidrogeologistas (IAH)

Associação Internacional de Ciências Hidrológicas (IAHS)

Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (ICID)

Centro Internacional de Águas Subterrâneas (IGRAC)

Associação Internacional de Hidreletricidade (IHA)

Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA)

Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD)

União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)

Centro Internacional de Água e Saneamento (IRC)

Associação Internacional da Água (IWA)

Instituto Internacional de Gestão da Água (IWMI)

Mandato da Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA)  das Nações Unidas Enviado Especial do Secretário-Geral para a Redução do Risco de Desastres e Água *

Mandato do Relator Especial das Nações Unidas sobre o Direito Humano à Água Potável e Saneamento* Convenção de Serviços Públicos Internacional (PSI)

Ramsar

Saneamento e Água para Todos*

Fórum de Partes Interessadas para um Futuro Sustentável

Instituto Internacional de Água de Estocolmo (SIWI)

Pacto Global das Nações Unidas*

Cidades e Governos Locais Unidos

(UCLG) Conselho Colaborativo de Abastecimento de Água e Saneamento (WSSCC)*

Water.org

WaterAid

WaterLex

Mulheres pela Parceria da Água (WfWP)

Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD)

Conselho Mundial de Engenheiros Civis ( WCCE)

Instituto de Recursos Mundiais (WRI)

Conselho Mundial da Água (WWC)

Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF) 

Parlamento Juvenil Mundial pela Água (WYPW)

* Parceiro com status especial

Uma Força-Tarefa coordenará os esforços dos Membros e Parceiros da Água da ONU no Dia Mundial da Água e no Dia Mundial do Banheiro 2022, e também organizará a Cúpula da Água Subterrânea. Além disso, um catálogo sobre gestão e governança das águas subterrâneas será desenvolvido e uma sessão sobre águas subterrâneas será organizada durante o 9º Fórum Mundial da Água (Março de 2022).

Os participantes então ouviram uma atualização sobre o Diálogo Global sobre Água que será realizado antes da Cúpula do Sistema Alimentar de 2021. Charlotte Dufour, 4SD, disse que os Diálogos Globais são eventos altamente interativos com 80-100 participantes, proporcionando uma oportunidade para conversas e novas conexões entre diversos atores nos sistemas alimentares. Ela disse que um Diálogo Global se concentrará na água para fazer a ponte entre o trabalho da ONU e a cúpula dos sistemas alimentares. Também abordará o nexo entre alimentos, água, clima e energia. Dufour convidou sugestões de pessoas para participar do Diálogo, que acontecerá em 27 de abril de 2021. A 4SD está fornecendo suporte técnico para os Diálogos.

Discurso de Encerramento

Fechando a reunião aberta em 15 de Março, o Presidente Houngbo da Água da ONU deu as boas-vindas ao apoio aprimorado aos países trazido pelo ODS 6 Global Acceleration Framework, bem como às colaborações entre as partes interessadas dentro e fora do sistema da ONU. Ele disse que a jornada para a Conferência de 2023 é empolgante e ambiciosa, e que um mecanismo de coordenação será fundamental.

Espaço aberto

Na terça-feira, 16 de Março, mais de 60 Membros e Parceiros da ONU-Água se reuniram em uma sessão online de “Espaço Aberto”. Os participantes foram convidados a propor itens da agenda e, em seguida, selecionar as sessões que gostariam de participar. Duas rodadas de conversas de 30 minutos ocorreram nas salas de sessão de grupo do Zoom sobre os seguintes tópicos:

– Como podemos identificar e agrupar melhor as informações existentes sobre os programas de monitoramento para que possamos construir conjuntos de dados mais abrangentes que forneçam informações espaciais e temporais representativas sobre a qualidade da água?

– Como podemos alinhar e acelerar o trabalho da UN Water nos ecossistemas de água doce, biodiversidade e serviços ecossistêmicos para melhorar a saúde humana, governança da água e redução da pobreza?

– Como podemos evitar pregar aos convertidos no ODS 6 e envolver aqueles que trabalham em outros ODS relacionados à água? 

– Como a UN-Water e seus parceiros podem usar de forma eficaz as ferramentas e oportunidades disponíveis para sintetizar e amplificar mensagens-chave (e acelerar o progresso)?

– Como podemos capitalizar os esforços aprimorados na transformação digital devido ao COVID-19 para acelerar o ODS 6?

– Como podemos incluir os 80 milhões de pessoas deslocadas do mundo em nossa aceleração para cumprir o ODS 6?

– Como podemos ter certeza de que criaremos uma ação mais real em nível de país?

– Como podemos acelerar o desenvolvimento de capacidades para acelerar os objetivos do ODS 6?

– Como podemos tornar o Evento Especial ODS 6 anual significativo?

– Como podemos acelerar a transferência de conhecimento da pesquisa e prática em economias avançadas para onde é necessário alcançar os ODS relacionados à água e garantir a segurança da água?

– Como podemos apoiar a cooperação transfronteiriça e a cooperação internacional para a estrutura de aceleração?

– Como nos adaptamos às mudanças climáticas por meio da gestão inteligente da água e tornando a sociedade resiliente a quaisquer riscos, incluindo desastres naturais e vírus de doenças infecciosas?

Durante a sessão de encerramento, os participantes destacaram os pontos-chave das discussões. Entre as sugestões para ações futuras estava a comunicação com aqueles que trabalham em outros ODS sobre a importância da água para esses ODS. Os palestrantes sugeriram examinar as trilhas de financiamento e prestar atenção ao que é priorizado nos orçamentos. Foi mencionada a importância da coleta de dados e de garantir que a coleta de dados apoie o nível local no acesso, uso e trabalho com os dados. O valor de contar histórias sobre o que está acontecendo no local foi discutido, com alguns apontando para a coleção de histórias do ODS 6 Accelerator Framework como uma boa fonte.

A capacitação foi discutida, com alguns destacando a necessidade de considerar as instituições e mecanismos que são necessários para construir a capacidade e não apenas pensar nisso como cursos de treinamento. Um grupo propôs a criação de um grupo de trabalho sobre água doce e biodiversidade para explorar as conexões entre o ODS 6 e os ODS 13, 14 e 15 (ação climática, vida abaixo da água e vida na terra). Outro grupo sugeriu priorizar ações para abordar a cooperação transfronteiriça de água, mobilizando vontade política no mais alto nível, encorajando a troca de dados e envolvendo novos atores, incluindo jovens.

A 34ª Reunião da ONU-Água foi encerrada com uma sessão fechada para Membros e Parceiros da ONU-Água com status especial em 17 de Março, durante a qual os participantes consideraram questões operacionais.

Membros da UN-Water (22 de Março de 2021)

Secretariado das Nações Unidas

Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (OHCHR)

Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA) 

Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR)

Programas e fundos

Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres)

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)

Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat)

Programa Mundial de Alimentos (PMA)

Comissões Regionais

Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (UNECA)

Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE)

Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (UNECLAC)

Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico (UNESCAP)

Nações Unidas Econômico e Social Comissão para a Ásia Ocidental (UNESCWA)

Agências Especializadas

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)

Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA)

Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Organização Internacional para as Migrações (IOM)

União Internacional de Telecomunicações (ITU)

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI)

Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR)

Organização das Nações Unidas para o Turismo (OMT)

Grupo do Banco Mundial (WB)

Organização Mundial da Saúde (OMS)

Organização Meteorológica Mundial (OMM)

Outras Entidades

Universidade das Nações Unidas (UNU)

Organizações relacionadas com as Nações Unidas

Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)

Convenções

Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB)

Secretariado da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD)

Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)

UN-Water Partners (42 em março de 2021) 

Centro Aquafed CDP para Água Acessível e Tecnologia de Saneamento (CAWST)

Conservation International

Gender and Water Alliance (GWA)

Global Water Partnership (GWP)

Green Climate Fund *

IHE Delft

Associação Internacional para Engenharia e Pesquisa Hidroambiental (IAHR)

Associação Internacional para Legislação Hídrica (AIDA)

Associação Internacional de Hidrogeologistas (IAH)

Associação Internacional de Ciências Hidrológicas (IAHS)

Comissão Internacional de Irrigação e Drenagem (ICID)

Centro Internacional de Águas Subterrâneas (IGRAC)

Associação Internacional de Hidreletricidade (IHA)

Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA)

Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD)

União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)

Centro Internacional de Água e Saneamento (IRC)

Associação Internacional da Água (IWA)

Instituto Internacional de Gestão da Água (IWMI)

Mandato da Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA) das Nações Unidas Enviado Especial do Secretário-Geral para a Redução do Risco de Desastres e Água*

Mandato do Relator Especial das Nações Unidas sobre o Direito Humano à Água Potável e Saneamento*

Convenção de Serviços Públicos Internacional (PSI)

Ramsar

Saneamento e Água para Todos *

Fórum de Partes Interessadas para um Futuro Sustentável

Instituto Internacional de Água de Estocolmo (SIWI)

Pacto Global das Nações Unidas *

Cidades e Governos Locais Unidos

(UCLG) Conselho Colaborativo de Abastecimento de Água e Saneamento (WSSCC)

Water.org

WaterAid

WaterLex

Mulheres pela Parceria da Água (WfWP)

Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD)

Conselho Mundial de Engenheiros Civis ( WCCE)

Instituto de Recursos Mundiais (WRI)

Conselho Mundial da Água (WWC)

Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF) 

Parlamento Juvenil Mundial pela Água (WYPW)

FONTE:

https://enb.iisd.org/events/34th-un-water-meeting/summary-report-15-17-march-2021?utm_medium=email&utm_campaign=ENB%20Update%20-%2019%20March%202021&utm_content=ENB%20Update%20-%2019%20March%202021+CID_a4e238211bef1525bbe01b3d92743f0f&utm_source=cm&utm_term=Read

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img