Carlos Minc | Ex-ministro do Meio Ambiente e Deputado Estadual
Excelente a reunião do Fórum de Ex-ministros do Meio Ambiente com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Colocamos pra ele o risco pro futuro do Brasil se forem aprovados projetos de lei que vão contra licenciamento ambiental, regularização fundiária, terras indígenas. Um isolamento internacional maior ainda, o extermínio dos povos indígenas.
Fui porta-voz de uma sugestão: que haja audiências públicas nas Comissões do Senado que vão avaliar esses projetos, para que especialistas sejam ouvidos. E que nós ex-ministros possamos assessorar a presidência sobre cada um desses processos, sem atropelar as comissões e os relatores. Mas criando condições para que o próprio presidente do Senado possa ter voz ativa nisso.
Depois do encontro, Pacheco anunciou para a imprensa que tinha gostado da nossa posição e que iria acatar esse pedido. E que já determinou quais serão os assessores do Senado que vão organizar a participação dos ex-ministros do Meio Ambiente na análise dos problemas de cada projeto que já foi aprovado na Câmara e enviado para o Senado.
Foi um encontro excelente, acima da expectativa!