Projeto Baleia Jubarte acompanha chegada da espécie para a temporada de reprodução
Elas já chegaram, e dando vários shows para os frequentadores do mar ao longo de nossa costa Sudeste. As baleias-jubarte, antes restritas a uma pequena população no Banco dos Abrolhos que sobreviveu à caça indiscriminada, hoje estão em plena recuperação populacional, e reocupando suas antigas áreas de distribuição durante a temporada reprodutiva no inverno e primavera. Pesquisadores estimam que perto de 30.000 jubartes integrem atualmente a população brasileira, e várias delas já chegaram às nossas águas este ano.
Como parte das atividades desta 35ª temporada de monitoramento da espécie no Brasil, e visando a ampliar o conhecimento sobre essa expansão de área, o corredor migratório, o comportamento e estado geral da sua população, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, estará realizando durante os meses de junho e julho sua Expedição Sudeste. A bordo de um catamarã oceânico especialmente fretado, a equipe de pesquisadores do Projeto percorrerá de Paraty (RJ) a Vitória (ES) realizando observações e amostragens, com paradas estratégicas na cidade do Rio de Janeiro e na Região dos Lagos. Será também a primeira vez que as águas do sul do Estado do Espírito Santo serão amostradas em uma expedição dedicada às baleias. Em 2022 uma expedição semelhante foi realizada entre Ilhabela (SP) e Arraial do Cabo (RJ) e seus resultados podem ser conferidos em https://www.youtube.com/watch?v=4aiRbjGy0Fc&t=15s. Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto Baleia Jubarte e líder da expedição, Enrico Marcovaldi, “nossa missão é contribuir para consolidar o conhecimento sobre a presença das jubartes no Sudeste brasileiro, não apenas sob o aspecto científico, mas também para podermos recomendar medidas de conservação adequadas que garantam a continuidade da recuperação da espécie em nossas águas. Além disso, essa presença cada vez mais regular das jubartes na região oferece uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do Turismo de Observação de Baleias, que gera emprego e renda de forma sustentável nas comunidades costeiras, e que ainda tem enorme potencial de expansão no Brasil”. O Projeto considera que o Turismo é uma ferramenta importante para a conservação, além de oferecer uma plataforma de oportunidade para ampliar as pesquisas a partir das embarcações utilizadas na atividade. Logo antes da partida da Expedição, o Projeto realizou oficinas de capacitação para operadores de Turismo em Ilhabela e São Sebastião (SP), Rio de Janeiro e Arraial do Cabo (RJ).
Os resultados da Expedição Sudeste, que é patrocinada pela Petrobras e conta com o apoio do Aquário Marinho do Rio de Janeiro e da BR Marinas e parceria do Projeto Baleias e Golfinhos do Rio de Janeiro, serão divulgados nas redes sociais do Projeto Baleia Jubarte e incorporados ao banco de imagens e de dados científicos da instituição.
Sobre o Projeto Baleia Jubarte
Atuando há 35 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.
Mais informações sobre as atividades
www.facebook.com/projetobaleiajubarte