O prêmio internacional é concedido a iniciativas inovadoras que apoiam pequenos negócios e contribuem para a competitividade de empresas exportadoras
O Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), acaba de conquistar o prêmio internacional WTPO Awards 2024 – Excellence in Export Development Initiatives, concedido pelo International Trade Centre (ITC). O anúncio ocorreu nesta terça-feira (1/10), em Genebra.
O MNI venceu na categoria “Melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio”. Para a diretora de Negócios da ApexBrasil e idealizadora do Programa, Ana Paula Repezza, o prêmio é muito mais do que um reconhecimento. “Ele é a prova de que estamos no caminho certo. Eu deixo aqui todo o meu agradecimento à equipe ApexBrasil e aos parceiros do programa Mulheres e Negócios Internacionais que tornaram esse sonho possível para todas nós”, acrescenta a diretora.
O WTPO Awards é realizado a cada dois anos e reconhece organizações de promoção comercial do mundo todo (WTPOs, na sigla em inglês) que desenvolvem iniciativas inovadoras de apoio a pequenos negócios e de promoção da competitividade de empresas exportadoras, em especial aquelas com foco na inclusão de gênero e no desenvolvimento sustentável das economias.
“As organizações de promoção comercial e de investimento são fundamentais para o crescimento das economias de forma sustentável – inclusive através do apoio às pequenas empresas para exportar – e hoje estamos reconhecendo as melhores entre elas, em todo o mundo”, disse a diretora-executiva do ITC, Pamela Coke-Hamilton. Além da ApexBrasil, outras duas organizações venceram em outras categorias: Business France, da França, na categoria “Melhor aproveitamento de parcerias”; e Switzerland Global Enterprise, da Suíça, na categoria “Melhor uso da tecnologia da informação”.
Impactos do MNI
Ana Repezza revela que, a partir da criação do Programa, em junho do ano passado, o número de empresas lideradas por mulheres atendidas pela ApexBrasil aumentou 34%. “Isso é muito importante, não somente pelo número de empresas atendidas – que hoje já atinge mais de três mil do total –, mas, principalmente, pela diversidade regional e étnica dessas empresas. Temos focado muito na inclusão de pequenas empresas e cooperativas lideradas por mulheres das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que são as regiões mais necessitadas, com os menores índices de desenvolvimento humano do país. A gente sabe que, através do comércio internacional, podemos levar mais renda, mais emprego e melhor qualidade de vida a essas mulheres e às regiões onde elas se encontram”, ressalta a diretora.
Em março deste ano, o MNI recebeu também o prêmio de Boas Práticas do Movimento Elas Lideram 2030, concedido pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Para Ana Repezza, a indicação a prêmios internacionais motiva a fazer ainda mais e alcançar espaços e voos ainda mais altos. “O programa Mulheres e Negócios Internacionais se tornou uma forte ação transversal dentro da Agência”, diz ela. “A partir dele, a ApexBrasil passou a aplicar a lente de gênero em todos os seus projetos e ações, com o intuito de criar ainda mais oportunidades para as empreendedoras brasileiras alcançarem o mercado internacional”, afirma.