Organizado pela ABDAN, encontro reúne líderes políticos e setoriais com debates, assinatura de contratos, homenagens e hackathon
Hoje (6) e amanhã, o Rio de Janeiro será palco do Nuclear Legacy, a maior premiação e evento do setor nuclear brasileiro. Organizado anualmente pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), o evento acontece no Clube Naval Piraquê, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro/RJ, e reunirá as maiores autoridades políticas e do setor, incluindo membros da Frente Parlamentar Mista da Tecnologia e Atividades Nucleares (FPN).
Com uma programação diversificada, o Nuclear Legacy se consolida como um dos eventos mais reconhecidos e respeitados do setor nuclear no Brasil. Serão realizados painéis, palestras e debates que abordarão temas de extrema relevância, como medicina nuclear, agricultura, indústria e o desenvolvimento de novos materiais, demonstrando o impacto positivo da tecnologia nuclear em diversos setores da economia.
Assinatura de contratos e homenagens
Além de fomentar o debate, o evento será também um espaço estratégico para a assinatura de contratos e parcerias entre empresas, instituições e órgãos governamentais, promovendo o desenvolvimento de novos projetos, como um acordo que está previsto com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Entre os momentos mais aguardados, destaca-se a entrega de medalhas de honra ao mérito a profissionais e personalidades que contribuíram significativamente para o setor nuclear brasileiro. Seis categorias serão premiadas, incluindo Defesa, Diplomacia, Pesquisa & Desenvolvimento, Medicina Nuclear, Colaborador do ano e Jornalista.
O presidente da ABDAN, Celso Cunha, destaca a importância do evento para o futuro do setor nuclear no Brasil: “O Nuclear Legacy é mais do que uma celebração das conquistas passadas. É um espaço de cooperação e planejamento estratégico para o futuro do setor nuclear brasileiro. Este evento reforça nosso compromisso em desenvolver tecnologias que impulsionem nossa economia e promovam a segurança energética do país.”
Hackapower 2024
Outro destaque da programação será a revelação dos vencedores do Hackathon Nuclear – Hackpower 2024, competição voltada a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Lançada no início do ano pela ABDAN, a competição desafia os jovens talentos a desenvolverem soluções inovadoras para problemas do setor nuclear. As equipes terão até setembro para concluir seus projetos, que serão apresentados durante o Nuclear Legacy.
Programação
Dia 1: Cerimônias e honrarias: A abertura do Nuclear Legacy 2024 no Clube Naval Piraquê no Rio de Janeiro inicia-se com uma recepção às 17h30, seguida de uma série de discursos de abertura liderados por Celso Cunha, presidente da ABDAN. Destacam-se as assinaturas de acordos, seguida da entrega de medalhas das Olimpíadas Nucleares Brasileira e honrarias. O dia encerra com um jantar.
Dia 2: Painéis de discussão: No segundo dia, a cerimônia de abertura às 10h dá continuidade à programação com breves discursos. Segue-se o Painel 1, debatendo os novos desafios do setor elétrico brasileiro, com especialistas como Mário Menel, presidente da ABIAPE e Márcio Rea, diretor da ONS, além de representantes da indústria nuclear. O Painel 2 explora o papel nuclear como solução para a crise climática global, com discursos de influentes figuras no plano ambiental e de sustentabilidade. O evento conclui-se com encerramento por Celso Cunha.
Edição 2023
A última edição do Nuclear Legacy, aconteceu, pela primeira vez, em Brasília e foi um marco de sucesso para o setor nuclear, reunindo muitos parlamentares e autoridades de alto nível. O evento contou com a presença de figuras-chave do governo, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antonio Amaro dos Santos; e o ministro da Defesa, José Múcio.