O estádio, que está no mercado livre de energia desde dezembro de 2018, foi certificado pela Ludfor por reduzir a emissão de 1.691,207 toneladas de CO2 com uso de fontes renováveis de energia
A Ludfor, uma das empresas líderes no mercado livre de energia na região Sul, entregou à Arena do Grêmio certificações pelo consumo de energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis ao longo de 4 anos, colaborando com a redução na emissão de gases do efeito estufa. De acordo com o cálculo de compensação ambiental realizado pela Ludfor, a Arena do Grêmio reduziu a emissão de 1.691,207 toneladas de CO2 equivalente entre 2018 e 2022, período em que está no mercado livre de energia.
O volume de redução de emissões por conta do uso de energia limpa corresponde à conservação de 46.731 mudas de árvores nativas da região Sul do país, a araucária. Em área, isso equivale a, aproximadamente, 18 campos de futebol em florestas de araucárias preservadas.
A casa do Tricolor Gaúcho atua no mercado livre de energia desde 2018, com o compromisso ESG de incentivar práticas ambientais atreladas ao consumo de energia elétrica. Toda a energia elétrica consumida nas instalações do estádio provém de fontes incentivadas pelo governo federal e que não agridem o meio ambiente, como hídrica, solar, eólica e de biomassa.
Atuando junto à Ludfor, empresa responsável pela gestão e comercialização da energia utilizada, a Arena do Grêmio reforça uma mensagem de sustentabilidade aos torcedores e frequentadores do estádio:
Mauro Araújo, presidente da Arena do Grêmio, destaca que o certificado contempla o plano de ação da Arena para ser um dos estádios mais sustentáveis do Brasil:
– Temos métodos e parcerias para produção de energia renovável, para descarte correto de resíduos e estamos constantemente buscando novas maneiras de impactar positivamente o meio ambiente. Imagine 18 campos de futebol lado a lado, isso que conseguimos preservar nestes anos. Estamos muito felizes com o atual resultados e seguiremos para incrementar ainda mais esse número. – finalizou o presidente.
A Diretora Comercial da Ludfor, Betina Galvez Rui, explica que, no setor de energia, o Ambiente de Livre Contratação é ideal para empresas de diferentes segmentos que tenham alto consumo de energia elétrica e que desejam focar em fontes renováveis:
– O mercado livre de energia possibilita a priorização de fontes sustentáveis, com uso de energia incentivada, que pode ser hidrelétrica, de biomassa, solar ou eólica. Além disso, possibilita a escolha do fornecedor e negociações para se alcançar as melhores condições de
compra de energia. Entendemos a necessidade de atender a nossos clientes de forma próxima e eficiente, mas é ainda mais gratificante quando colocamos nossos objetivos em prática da maneira mais sustentável possível. Por meio do Certificado de Energia Renovável, como o que entregamos à Arena do Grêmio, mostramos às empresas a relevância de um fator como a energia para ajudar, na prática, a preservar o meio ambiente.
O Eco Ludfor, uma das iniciativas do grupo Ludfor, é um programa de certificação de energia renovável que reconhece os clientes da gestora que estão no mercado livre e consomem energia gerada a partir de fontes limpas.