A prática de birdwatching (observação de aves) impulsiona cada vez mais o ecoturismo em Altamira, município localizado no sudoeste do Pará.
Nestas telas, o pintor Alex Lima, de Altamira, retrata muito bem a beleza de duas das mais de 500 espécies já identificadas no município e classificadas no Wiki Aves, maior plataforma de observadores do Brasil.

É impressionante como o artista plástico retrata as cores e beleza da Arara Real (vermelha) e da Arara Canindé (amarela).
Essas duas espécies fazem parte do primeiro Guia Prático de Observação de Aves em Altamira (PA), iniciativa pioneira na Amazônia brasileira, com fotografias e desenhos da classificação, taxonomia e comportamento das 120 aves mais comuns de serem avistadas no município e Região Turística do Xingu.
O Guia é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), da Universidade Federal do Pará – Campus Altamira.
A pesquisa, da jornalista e mestranda do PPGBC, Benigna Soares, teve a orientação do biólogo Felipe Bittioli Rodrigues Gomes e demonstra o alto potencial de Altamira para esse segmento do ecoturismo, que vem atraindo cada vez mais turistas para o Xingu.