30.2 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

A LUZ E AS TREVAS

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Este sórdido atentado antissemita na Austrália,  no dia de Chanucá – a festa das Luzes – mostra a força não oculta das Trevas – alimentada por ódios e preconceitos milenares.

Também pelo crescimento do neonazismo e da extrema direita no mundo e pelo incremento do antissemitismo de esquerda, acirrado pela política exterminadora de Netanyahu.

Setores de esquerda associam, errôneamente ao povo judeu esta nefasta política do governo expansionista.

O assassinato de 15 pessoas – de 10 a 87 anos, incluindo um sobrevivente do Holocausto,  1 rabino, crianças,  deixou 42 feridos, muitos em estado grave.

A condenação mundial foi forte, mas insuficiente.

No Brasil, nos 4 anos de Bolsonaro, o número de núcleos nazistas triplicou, segundo a PF – passando de 216 a 649.

A interdição de intelectuais judeus em debates nas universidades mostra que parte da esquerda, que assume a luta contra o racismo, o machismo e a LGBTFOBIA, não tem o mesmo discernimento e empenho na luta contra o antissemitismo, ofuscada pelas críticas ao regime opressor de Netanyahu, mas que em alguns casos venera também o terrorismo do Hamas, que oprime as mulheres e humilha os LGBTs.

Temos que intensificar a luta contra o antissemitismo em todas as esferas, buscando sempre aliados. 

É o que eu tento diariamente, com dificuldades.

Conseguimos apoios explícitos de lideranças LGBTs e de movimentos Negros, para os quais aprovei leis pioneiras no país que punem estabelecimentos que discriminam ou toleram preconceitos.

Há que cultivar e ampliar. Sempre! De cabeça erguida!

Carlos Minc,  deputado estadual PSB RJ

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img