26.2 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Rumo à COP30: publicação fortalece a atuação de comunidades tradicionais nas negociações climáticas 

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Com a COP30 se aproximando, o Fundo Casa Socioambiental e a Rede Comuá lançam uma publicação inédita para ampliar a participação qualificada de organizações de base nas negociações internacionais sobre o clima.

Voltado especialmente para comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, juventudes, mulheres e movimentos sociais locais, o material reúne conteúdos acessíveis e críticos sobre o funcionamento da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP), o Acordo de Paris e dicas práticas para quem vai participar pela primeira vez dessas conferências. Embora tenha foco nas organizações comunitárias, também é um recurso valioso para qualquer pessoa interessada em entender mais sobre a COP e como atuar em espaços de incidência.
 

“Essa publicação é mais do que um guia para participar de uma conferência. É um instrumento de fortalecimento político e técnico dos grupos que estão na linha de frente da luta climática no Brasil.”
— Cristina Orpheo, diretora-executiva do Fundo Casa Socioambiental
 

Por acontecer em um país democrático,diferente das últimas duas últimas no Egito e Azerbaijão, a COP30 será uma oportunidade para integrar a participação da sociedade civil organizada, povos indígenas e comunidades locais na tomada de decisões climáticas.
 

Idealizada pelo Fundo Casa Socioambiental e pela Rede Comuá, e produzida pela pesquisadora Graciela Hosptein, a publicação chega em um momento estratégico, em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30 em novembro. Nesse contexto, cresce a mobilização de comunidades tradicionais e periféricas que são historicamente sub-representadas nas conferências do clima, mas vêm se organizando para ocupar, com mais força e protagonismo, os espaços de decisão sobre o clima.

Além de explicar como funcionam as COPs, a publicação oferece orientações sobre como intervir nesses espaços, construir alianças e fortalecer a atuação da sociedade civil em nível global.

Essa iniciativa faz parte da estratégia de produção de conhecimento e fortalecimento de capacidades do Fundo Casa. Ela integra uma série de três publicações ligadas à agenda climática que serão lançadas ao longo de 2025.

Sobre o Fundo Casa Socioambiental

Com 20 anos de atuação, o Fundo Casa Socioambiental é um fundo filantrópico, construído por atores locais, que atua para promover a justiça socioambiental e climática, a conservação da natureza, a democracia e a equidade de gênero e raça. Com forte capilaridade e capacidade de atuação em escala, mobiliza recursos financeiros que chegam diretamente às comunidades e organizações atuantes em seus territórios. Ao apoiar quem está na linha de frente, o Fundo Casa fortalece soluções locais e iniciativas da sociedade civil, reconhecendo o protagonismo de quem cuida do território todos os dias.


A publicação está disponível para download gratuito

https://www.lp.casa.org.br/construindo-justica-climatica

Notícias relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img