Marca vai apoiar mais de 130 produtores parceiros na implementação de protocolos que aumentam a resiliência das fazendas
A Nespresso, pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, anuncia o lançamento do Pacote Agronômico, projeto que visa auxiliar produtores parceiros de café na implementação de práticas regenerativas que aumentam a resiliência das fazendas e asseguram a alta qualidade dos grãos.
Com um investimento de mais de R$ 5 milhões para a safra de 2024/2025, a iniciativa beneficia diretamente cerca de 130 fazendas do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o impacto positivo na natureza e nas comunidades.
“Inicialmente, apoiaremos o produtor com o teste de novas práticas regenerativas em um talhão da fazenda. Para compreender a evolução e comprovar os benefícios em custo e produtividade, a Nespresso fará análises de solo ao longo de 3 anos, comparando a performance do talhão regenerativo ao restante da fazenda”, explica Daniel Motyl, Gerente Regional de Café Verde no Brasil.
As principais práticas regenerativas impulsionadas pelo pacote incluem: uso de fertilizantes orgânicos, uso de biológicos, aplicação de plantas de cobertura e Biochar, tecnologia que promove a retenção de água, aumenta a matéria orgânica e captura CO2 da atmosfera. O produto será utilizado no plantio de novos cafés ou de cafés de renovação, propagando a resiliência do solo e impulsionando a redução da pegada de carbono no campo. “Nesse primeiro momento, 14 fazendas optaram pela implementação do Biochar em seus talhões regenerativos. Isso representa uma aplicação de 100 toneladas do material e a captura de cerca de 150 toneladas de CO2 da atmosfera”, conta Daniel.
Além das ações com impacto ambiental, a Nespresso também está comprometida em assegurar condições de trabalho dignas nas fazendas de café. A empresa adota uma variedade de estratégias para garantir os direitos humanos, que incluem treinamentos, verificação, assistência para certificações e a utilização de ferramentas de análise. Atualmente, o programa conta com a participação de 22 consultores regenerativos e sociais, sendo 8 profissionais especializados em direitos humanos.
Programa AAA de Qualidade Sustentável™
As 133 fazendas selecionadas para o projeto fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, criado em 2003, em parceria com a Rainforest Alliance.
A iniciativa começou com 300 produtores inscritos na Costa Rica e atualmente são mais de 150.000 produtores no programa, em 18 países, totalizando mais de 345 mil hectares gerenciados de forma sustentável. Hoje, à nível global, 94% do café verde da Nespresso é proveniente do Programa AAA de Qualidade Sustentável™, sendo que 85% do café AAA é proveniente de fazendas com práticas regenerativas.
No Brasil, são mais de 900 fazendas fornecedoras de café para a Nespresso, todas certificadas pelo programa, tornando o país o principal fornecedor de cafés verdes para a Nespresso no mundo, responsável por 25% do volume global.
O Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ está estruturado em 3 pilares: qualidade, inclusão e regenerativo. Essas frentes são trabalhadas por meio de assistência técnica, treinamentos, projetos especiais, como o Pacote Agronômico, e pagamento premium. A Nespresso paga um preço premium para o café de qualidade superior cultivado pelos agricultores do Programa AAA, melhorando os seus rendimentos à medida que a produtividade aumenta ano após ano, ao mesmo tempo que protege os recursos ambientais e sociais para construir um futuro mais sustentável.
“A Nespresso acredita no café como uma força para o bem e há mais de 30 anos atua lado a lado com os produtores no Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ para garantir o futuro do planeta, das comunidades e do café de alta qualidade. Sabemos que a migração da agricultura convencional para a regenerativa é urgente e a nossa relação duradoura com agricultores no Brasil – mais de 80% deles trabalham conosco há mais de 10 anos -, baseada em comércio justo, estimula a boa aderência dos produtores às práticas regenerativas. Nossa expectativa é que essas 133 fazendas sirvam como exemplo para tantas outras, mostrando que é possível ser regenerativo e rentável”, explica Daniel Motyl, Gerente Regional de Café Verde no Brasil.
Compromisso com a sustentabilidade
A Nespresso tem o compromisso de entregar café de alta qualidade ao seu consumidor e sabe que isso só é possível quando o meio ambiente e as comunidades são impactados de forma positiva. Por isso, a marca atua em cinco principais frentes e objetivos:
- Descarbonizar a cadeia de valor – uma economia de baixo carbono é o único futuro, por isso reduziremos e removeremos as emissões em toda a nossa cadeia de valor, ao mesmo tempo que continuamos a crescer. Meta: Zet Zero até 2035.
- Regenerar paisagens – a natureza é a nossa maior aliada para garantir o futuro do café, por isso ampliaremos as práticas agrícolas regenerativas para restaurar as paisagens e melhorar os meios de subsistência dos agricultores. Meta: Obter 95% de Café Regenerativo até 2030.
- Capacitar as comunidades – Cada exploração agrícola e cada agricultor é único e ninguém deve ser deixado para trás, por isso expandiremos soluções comprovadas que constroem comunidades resilientes e transformam os meios de subsistência. Objetivo: Todos os pequenos agricultores AAA recebem o Preço de Referência do Rendimento Digno até 2030.
- Promover a circularidade – nenhum recurso deve ser desperdiçado, por isso faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para não desperdiçar nada. Objetivo: Classificação Circulítica A.
- Inspirar a ação coletiva – o café deve ser uma força para o bem, por isso aproveitaremos a força da nossa marca, pessoas e parcerias para obter um impacto positivo. Meta: Renovar a certificação B Corp com pontuação de impacto B >=90
Em 2022, a companhia conquistou a certificação de empresa B, um movimento internacional de empresas lideradas por propósitos que atendem aos altos padrões sociais e ambientais.