23.1 C
Rio de Janeiro
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Sesc promove oficina para construção de cisterna no Pantanal de Mato Grosso

Mais lidas

eco21
eco21https://eco21.eco.br
Lúcia Chayb Diretora eco21.eco.br @eco21_oficial @luciachayb luciachayb@gmail.comPor trinta anos foi a jornalista responsável pela revista ECO21 (1990/2020)

Sesc Pantanal, em cooperação com a UFMT, vai ajudar comunidades no período de seca no Pantanal

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promoverá oficina gratuita para a construção de cisterna, na cidade de Poconé (MT), entre os dias 30 de junho e 7 de julho. A instituição que receberá o projeto é a Nympho de Paula Correa, que tem histórico de falta d’água, o que gera impactos negativos nas atividades oferecidas às famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas no local. Na instituição, as famílias recebem refeições, aulas, oficinas com foco na geração de renda e atividades recreativas. Esta ação é parte de um conjunto de atividades que o Sesc Pantanal realiza com a comunidade da região.

A parte teórica será ministrada pela equipe do professor da UFMT Ibraim Fantin, biólogo e doutor em Recursos Hídricos. Já a execução do projeto será realizada por meio de um mutirão. O projeto prevê a instalação de uma calha no telhado, por onde a água da chuva será conduzida para a a cisterna, que terá capacidade para 17 mil litros de água pluvial.

Na oficina, os participantes poderão aprender os conceitos básicos teóricos e práticos sobre a construção de cisternas de ferro/cimento, uma iniciativa de tecnologia social, que conta com trabalho educacional e de participação da comunidade para ampliar o acesso à água. Uma solução de fácil construção a um custo mais acessível – implantada com êxito em diversas regiões do país que também enfrentam a escassez de água.

“Nosso objetivo é contribuir com as comunidades, promovendo conhecimentos teóricos e práticos no campo das tecnologias sociais. E nesse caso das cisternas, elas são soluções acessíveis e eficazes de armazenamento e reaproveitamento de água de chuva. O Polo Socioambiental Sesc Pantanal tem como propósito facilitar, estimular e ser ponte para levar boas práticas, contribuindo para a autonomia das comunidades pantaneiras”, conta Cristina Cuiabália, gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal. 

Esta é a segunda cisterna que será construída a partir da iniciativa do Sesc Pantanal. A primeira foi em 2024, na comunidade rural Capão de Angico, em Poconé (MT). A ação faz parte do trabalho socioambiental da instituição e possibilita a autonomia das famílias durante o período de seca. Com isso, contribui para a promoção da saúde pública e o desenvolvimento econômico e social do local.

O Pantanal é uma das maiores áreas alagáveis do mundo, de grande importância para a sobrevivência e manutenção de todos os tipos de vida. O ritmo das águas, com períodos de cheia (janeiro a março) e seca (junho a setembro), antigamente bem marcados, tem mudado nos últimos anos. Ano após ano, o bioma tem passado por períodos de seca cada vez mais longos, o que tem afetado drasticamente as caraterísticas da região. Em 2024 o Pantanal registrou o período mais seco dos últimos 70 anos. Iniciativas como essa contribuem para o bem-estar das comunidades nos períodos de seca.

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal foi criado por meio de uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc Sistema CNC-Sesc-Senac logo após a Eco-92.  Tem a finalidade de desenvolver projetos de conservação no Pantanal para promover a educação ambiental, a conservação da natureza, o turismo responsável, a pesquisa científica e a ação social no Pantanal e no cerrado de Mato Grosso.

Singular em sua organização, o Sesc Pantanal atua com nativos, comunidade indígena, pesquisadores, universidades, institutos de pesquisas e organizações não-governamentais, e tem compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos que habitam ou trabalham no Pantanal

Notícias relacionadas

Últimas notícias

- Advertisement -spot_img