The Nature Conservancy abre inscrições para o Concurso Global de Fotografia 2021

Um grande agrupamento Arraias de Cownose (Rhinoptera bonasus) capturado no recife de Ningaloo, Austrália Ocidental. Foto: Alex Kydd / TNC Photo Contest 2019



Trabalhos poderão ser inscritos até 31 de agosto; vencedor receberá um kit de máquinas fotográficas no valor de US$ 4 mil

A The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente, anuncia a retomada do Concurso Anual Global de Fotografia. As inscrições para a participação na quarta edição do concurso, suspenso em 2020 devido à pandemia da Covid-19, vão até dia 31 de agosto. O primeiro colocado do Grande Prêmio ganhará um pacote de máquinas fotográficas, avaliado em US﹩ 4 mil, e o vencedor do Prêmio da América Latina ganhará um pacote de viagem e hospedagem no Hotel Explora Torres del Paine, na Patagônia Chilena.

O concurso é dividido em quatro categorias: Pessoas e Natureza (recreação, aventura ou uma experiência na natureza), Paisagem (lugares com ou sem pessoas), Água (dentro, fora ou submerso na água), Vida Selvagem (na natureza ou no quintal), além de um prêmio para a Escolha Popular (em que o público do site é o juiz). Em cada grupo, as fotos serão julgadas por sua originalidade, excelência técnica, composição, impacto global, mérito artístico e relevância do tema para a natureza e para os seres humanos.

Nesta edição, as imagens vencedoras serão selecionadas por um time de juízes especializados que inclui o cantor e compositor americano Ben Folds, um fotógrafo ativo e membro da prestigiada Sony Artisans of Imagery. Além do Grande Prêmio e do Prêmio da América Latina, o primeiro colocado de cada uma das quatro categorias – Pessoas e Natureza, Água, Paisagem e Vida Selvagem- receberá um prêmio de 750 dólares. Para a categoria People’s Choice, o público poderá votar em sua imagem favorita entre os dias 1º e 15 de setembro acessando tnc.org.br, e o vencedor levará um prêmio de mil dólares.

Fotógrafos de todos os níveis de habilidades e conhecimento podem participar. Para saber mais sobre as regras do concurso, especificações fotográficas e como inscrever os trabalhos é só acessar tnc.org.br/ concursodefotos . O anúncio dos vencedores será feito em setembro, no site e redes sociais da TNC Brasil.

Docas em Astoria assumidas pelos leões marinhos da Califórnia. Foto: Robert Potts / TNC Photo Contest 2019

Sobre o Concurso Anual Global de Fotografia

Em sua quarta edição, o Concurso Anual Global de Fotografia da The Nature Conservancy mobiliza profissionais do mundo todo. Na primeira edição, em 2017, o brasileiro Wendell Medeiros, de Santarém (PA), foi o ganhador da categoria Escolha Popular, com uma imagem de uma vitória-régia em formato de coração, tirada no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. A imagem foi escolhida entre as quase 33 mil imagens inscritas e selecionada por um júri de fotógrafos de natureza como uma das 100 melhores.

Em 2018, o concurso recebeu um recorde de 57.489 fotos de 135 países. No total, três brasileiros levaram prêmios em diferentes categorias. Entre eles, Roberto Moccini Formiga, do Rio de Janeiro, na primeira colocação da categoria Vida Selvagem; Aline Fortuna, do Rio Grande do Sul, em segundo lugar na categoria Paisagem; e Jorge André Diehl, do Distrito Federal, também na segunda colocação na categoria Água. Uma foto de dois cavalos selvagens, “Stallions Playing” em Camargue, França, tirada por Camille Briottet de Lyon, França, levou o Grande Prêmio.

Selecionada entre mais de mil inscritas, uma foto subaquática de um leão-marinho da Califórnia, tirada pelo fotógrafo Tyler Schiffman, dos Estados Unidos, ganhou o Grande Prêmio de 2019. Nesse ano, o concurso recebeu um número recorde de inscrições: 121.774 fotos de 152 países, além de mais de 1 milhão de visitas nas páginas do Concurso em todos os sites da TNC. Só no Brasil foram inscritas mais de 13 mil fotos, um crescimento de 397% em relação a 2018. O país foi o 2º com mais fotos participantes. Cerca de 5 mil pessoas se inscreveram no site, em uma média de três fotos por pessoa.

Para ver as fotografias vencedoras de 2019, visite https://www.nature.org/en-us/get-involved/how-to-help/photo-contest/2019-winners/

África Selvagem – Foto: José David Altamirano González – Costa Rica – TNC Photo Constest 2019

Sobre a TNC Brasil

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para reverter as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

Saiba mais em https://www.tnc.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui