Tempo, Clima, Água – Os primeiros 70 anos da OMM

Praia do Leme - Foto: Lúcia Chayb

Petteri Taalas || Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) celebra seu 70º aniversário em 2020. As atividades para marcar o marco da Organização começam em 23 de Março – data em que a Convenção da OMM entrou em vigor em 1950. Um ano depois, a OMM tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas e, hoje, Estados-Membros da OMM e os Territórios somam hoje 193. Mas a história da cooperação internacional em meteorologia remonta muito antes de 1950. A Organização Meteorológica Internacional (IMO), a antecessora da OMM, se origina da decisão do Congresso Meteorológico Internacional de Viena de 1873, de redigir as regras e estatutos de uma organização internacional meteorológica para facilitar o intercâmbio de informações sobre o clima através das fronteiras nacionais. O 150º aniversário desse evento será comemorado com pompa em 2023.

Petteri Taalas – Foto: Salvatore Di Nolfi

No dia 23 de Março, o Dia Meteorológico Mundial e o Dia Mundial da Água serão comemorados juntos pela primeira vez. O tema “Clima e Água” é refletido no slogan da celebração: “Conte cada gota, cada gota conta”. Mais informações, bem como materiais de divulgação, estão disponíveis online em worldmetday.wmo.int. Convidamos a comunidade da OMM a usar todo o site e materiais em suas celebrações.

A edição do Boletim da OMM deste mês é sobre o tema “Clima e Água” e destaca a importância de incluir a água nas discussões sobre políticas climáticas. O Centro Hídrico de Genebra, uma iniciativa suíça que promove a gestão da água como um instrumento para a paz é um importante parceiro da WMO Hydrohub, destaca as evidências de que a escassez de água tem o potencial de levar a distúrbios políticos e sociais. Os dados da água são a base de um bom gerenciamento de recursos hídricos e alertas precoces de riscos múltiplos para eventos extremos relacionados à água. Os artigos sobre iniciativas e projetos da OMM – desde HydroSOS, observações espaciais da OMM, sistema de orientação sobre enchentes instantâneas para projetos na África e nas Américas – demonstram o papel da abordagem do sistema terrestre para enfrentar os desafios globais atuais.

Para marcar seu 70º aniversário, a OMM realizará uma exposição de fotos da National Geographic de sua série Torres de Água do mundo e estações mais altas de clima. A exposição “Tempo, Clima e Água” permanecerá por 70 dias até o Conselho Executivo da OMM, que foi adiado para o Outono devido à pandemia do COVID-19. Paralelamente, o Museu on-line da WMO Chronology of Weather Science fará uma campanha de apresentação de slides nas mídias sociais. Os leitores são convidados a se juntar a nós nos canais de mídia social da OMM para percorrer a história da pesquisa climática sobre os traços de pessoas e instituições que apoiaram o progresso da Ciência do Sistema Terrestre.

Além disso, uma série de publicações especiais do 70º aniversário está sendo produzida em 2020 com contribuições dos principais cientistas e especialistas de todo o mundo. Essas publicações foram projetadas para serem retrospectivas e prospectivas. Eles tratarão sobre os importantes marcos históricos da Organização, incluindo as suas contribuições para a meteorologia em todo o mundo, bem como as transformações e inovações previstas à medida que entrarmos em uma nova década e além. Em “Origem, Impacto e Consequências da Resolução 40” da OMM, a primeira da série lançada em Janeiro, o ex-Presidente da OMM (1995–2003) John W. Zillman compartilha suas ricas lembranças desse período crucial da história da OMM. Curiosamente, a Décima Oitava Sessão do Congresso Meteorológico Mundial, em Junho de 2019, estabeleceu uma tarefa para revisar as políticas e práticas de dados da OMM,

A OMM analisa 70 anos de progresso em clima e água. O trabalho da comunidade da OMM impactou a vida de incontáveis milhões de pessoas em casa, no trabalho e no lazer. Com base no sucesso de seus primeiros 70 anos, a OMM e seus parceiros em todos os setores continuarão trabalhando juntos para garantir um futuro melhor para a humanidade e nosso Planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui