Protegendo o clima e criando empregos

Painéis solares em uma linha de montagem na fábrica da First Solar em Walbridge, Ohio, em 6 de outubro - Foto: Tony Dejak/AP Images

Os Estados Unidos estão combatendo a crise climática e, ao mesmo tempo, criando empregos para impulsionar a economia.

Ao discursar em um evento da Chatham House sobre a urgência da ação climática global, o enviado presidencial especial para o Clima, John Kerry, chamou as soluções para as mudanças climáticas de “a maior oportunidade econômica que vimos neste planeta desde a Revolução Industrial”.

Os empregos verdes contribuem para a conservação do planeta. As principais indústrias verdes fazem uso de energia renovável, veículos e transporte elétricos, eficiência energética, tratamento de água e conservação da natureza.  

As empresas dos setores eólico e solar — as duas fontes de energia limpa mais baratas do país — têm potencial para gerar milhões de empregos nos Estados Unidos e no exterior.

Energia solar gera oportunidades de emprego

A energia solar pode proporcionar até 1,5 milhão de empregos nos Estados Unidos até 2035, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA. 

Dan Conant fundou a Solar Holler — que capacita e emprega equipes de instalação de painéis solares na Virgínia Ocidental — depois de reconhecer a demanda por energia solar em Appalachia, região que historicamente dependia da queima de carvão. Conant iniciou seu trabalho com energia solar em Vermont e atuou como consultor da Iniciativa SunShot do Departamento de Energia dos EUA, um programa público-privado que ajuda a manter a energia solar acessível para os americanos.

“Todas as pessoas que contratamos, capacitamos e empregamos em tempo integral na indústria, elas se tornam embaixadores da energia solar”, disse Conant à organização sem fins lucrativos Conselho de Edificações Verdes dos Estados Unidos* em 2017. “Com muitas das instalações que estamos fazendo, é a primeira vez que há uma instalação solar na cidade. Estamos tentando expandir a pegada, para que se torne menos estranha e mais familiar.”

Até o momento, a Solar Holler instalou painéis na Virginia Ocidental e nos estados vizinhos de Kentucky, Maryland e Ohio.

Trabalhadores instalam painéis solares no Centro de Energia Solar Samson no nordeste do Texas

Energia eólica aumenta índice de emprego

É das turbinas eólicas* que os Estados Unidos atualmente obtêm cerca de 8,4% de sua energia total. No entanto, o presidente Biden definiu metas duplas para criar um setor de energia livre de poluição de carbono até 2035 e uma economia de emissões líquidas zero até 2050. Até lá, de acordo com previsões do Departamento de Energia dos EUA, energias limpas* (PDF, 1,3 MB) — especialmente a energia eólica — constituirão 55% do fornecimento de energia dos EUA.

Ivan Morales trabalha no setor de energia verde do Texas há 13 anos. Ele começou como técnico de turbinas eólicas no Centro de Energia Eólica McAdoo, no Texas, cargo que ocupou por mais de uma década. Ele agora é gerente de Operações e Manutenção de uma equipe de instalação solar no Centro de Energia Solar Samson, no nordeste do Texas.

Ambos os centros são propriedade da Invenergy, empresa de energia com sede em Chicago que desenvolve, opera projetos de energia sustentável em grande escala e é proprietária desses projetos nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Morales começou sua carreira como mecânico de aviação. Ele diz que as habilidades adquiridas em sua carreira na aviação o ajudaram a se tornar um técnico de turbinas eólicas.

Ivan Morales – Foto: Invenergy

“Creio que ter uma boa formação em várias áreas certamente o ajudará no trabalho”, disse ele. “A qualquer momento na torre, você pode se deparar com um vazamento de óleo, pode dar de cara com um contator elétrico com defeito — há muitas coisas diferentes que podem alterar a operação da turbina.”

Pois bem, Morales diz que tem a chance de causar um impacto ainda maior em energia limpa. Depois de concluído, o Centro de Energia Solar Samson será a maior instalação de geração de energia solar nos Estados Unidos.

Morales disse que, baseado no que viu, o número de empregos em energia limpa nos Estados Unidos continuará a aumentar.

“Definitivamente, as energias renováveis ​​são o caminho para o futuro”, disse Morales. “Acho que a direção geral que queremos seguir como país é a de energia verde, seja solar, seja eólica.”

A Invenergy financia parques de turbinas eólicas e painéis solares nos Estados Unidos e em todo o mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui