Prefeitura busca parcerias para criação de uma marina pública na Orla do Guaíba

A prefeitura lançou edital de chamamento público para estudos de viabilidade de uma marina pública na Orla do Guaíba. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi publicado na edição desta quarta-feira, 13, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Por meio da colaboração do setor privado, o município quer criar um espaço que possibilite o acesso de pequenas embarcações à área de terra. A análise contribuirá na complementação do projeto para a futura licitação da concessão do Trecho 2 da Orla do Guaíba.

De acordo com a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, a marina pública é uma demanda antiga dos gaúchos e impulsionará atividades náuticas no Lago Guaíba, atualmente praticadas somente em clubes privados. “A revitalização deste trecho tem por objetivo estimular o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade”, diz a secretária.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, afirma que este é mais um passo para reconectar Porto Alegre com o Guaíba. “Nosso objetivo é colaborar para que os porto-alegrenses e aqueles que visitem nossa cidade possam contar com diversas opções de lazer e contemplação do rio, assim como o trecho 3 da Orla, que está em fase de conclusão”, destaca.

O PMI consiste na elaboração de estudos para implantação, gestão, operação e manutenção da marina na área do trecho 2 do Parque Urbano da Orla do Guaíba. Os estudos complementares compreendem modelagem econômico-financeira, estudos de engenharia, arquitetura e impacto urbanístico.

Próximos passos:

Pedidos de esclarecimento sobre o edital até o dia 5 de novembro de 2021

Apresentação do requerimento de autorização e todos os documentos de habilitação listados no edital até o dia 12 de novembro de 2021

Saiba mais no site da prefeitura da Secretaria de Parcerias de Porto Alegre 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui