O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, lança a COP25 em Santiago

37


Rudá Capriles || Jornalista e cineasta

O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, no dia 11 deste mês (Abril), deu início aos trabalhos para a realização, em Santiago, entre  2 e 13 de Dezembro próximo, da 25ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças Climáticas, a COP-25. São esperados para o evento Chefes de Estado e Ministros do Meio Ambiente de 196 países que se reunirão para implementar mais ações e compromissos relativos ao cuidado e à proteção do Planeta. Também será feita uma avaliação do estado atual do Acordo de Paris. A ONU calcula que o Chile receberá 20 mil delegados de todo o mundo, tanto governamentais quanto da sociedade civil. No seu discurso, Piñera fez um apelo para assumir compromissos mais fortes e ambiciosos na luta contra as mudanças climáticas.

O Presidente Piñera fez o lançamento da COP-25 acompanhado pela Ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt e pelos ex-Presidentes do Chile, Eduardo Frei e Ricardo Lagos, membros do Conselho Presidencial para a COP-25. Carolina Schmidt, que é Engenheira formada pela PUC do Chile, será a primeira mulher a desempenhar o papel de Presidente de uma COP desde a sul-africana Maite Nkoana-Mashabane, por ocasião da COP-17, realizada em Durban, em 2011. Ela terá muito trabalho nas negociações sobre os mercados de carbono, o único tema do regulamento do Acordo de Paris que não foi definido em Katowice, durante a COP-24. Schmidt teve parte muito ativa nessas negociações.

A Ministra Schmidt agradeceu o apoio recebido ao assumir a presidência da COP-25 e comentou:  “Estamos convencidos que contar com uma cidadania ativa e informada é a única forma para poder avançar na luta face às mudanças climáticas. Estamos sofrendo os efeitos deste fenômeno durante quase una década por causa de uma seca que afeta 70% da população nacional, por exemplo”.

Na cerimonia, realizada no Pátio dos Canhões do Palácio da Moeda, perante mais de 500 convidados, o Chefe do Estado destacou o papel e a responsabilidade do Chile como anfitrião da Cúpula: “Será uma grande oportunidade para que o país e o mundo todo tomem consciência de que o tempo está se esgotando e que a cada dia, as metas são mais urgentes além de exigir mais ambição e mais responsabilidade. Por essa razão chegou o tempo da ação”, disse Piñera.

O Presidente destacou os avanços do Chile na luta contra as mudanças climáticas mediante a implementação de políticas públicas ativas, como a descarbonização da matriz energética, o auge das energias renováveis, a Lei de Crimes Ambientais, o fim das sacolas plásticas no comércio e o Plano de Proteção das Áreas Húmidas. Piñera afirmou que no Chile não serão construídas mais usinas a carvão além de mencionar que o país aspira que até o ano 2030 pelo menos 70% da matriz energética seja fornecida por energias renováveis.

Para a COP-25, o Chile está empenhado em avançar na proteção dos oceanos, da Antártica, implementar o transporte elétrico, a economia circular, a preservação das florestas, dos ecossistemas e da biodiversidade austrais.

Ao anunciar que a sede do encontro será o Parque Bicentenário de Cerrillos apresentou ao fundador da empresa de reciclagem TriCiclos, Gonzalo Muñoz Abogair, nomeado Champion da COP-25, que terá a missão de assessorar a Presidência da COP e, ao mesmo tempo, trabalhar de forma coordenada com as Nações Unidas. A figura do Champion foi criada no Acordo de Paris e seu papel é aconselhar, no caso da COP-25, a Ministra do Meio Ambiente, Carolina Schmidt, para divulgar suas mensagens de ambição e ação climática, participando de atividades, compromissos e intercâmbios em nível nacional e internacional. A grande novidade dessa nomeação é que esta é a primeira vez na história das COPs que um representante do setor privado assume o papel de “Champion”.

No lançamento, o Presidente convidou os cidadãos chilenos para que participem ativamente da COP-25. “Chegou o momento no qual todos nós devemos estar unidos para enfrentar esta verdadeira tragédia”, finalizou Piñera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui