IPBES possível Nobel da Paz 2020



Caro amigo do IPBES,

Fomos informados sobre notícias na mídia que mencionam o IPBES como tendo sido nomeado para o Prêmio Nobel da Paz 2020. Caso estas informações se mostrem corretas, tal nomeação dever-se-á inteiramente ao trabalho incansável, nos últimos seis anos, dos milhares de especialistas que contribuíram tão livremente ao IPBES com o seu tempo, energia e conhecimento – bem como ao apoio dos nossos 137 Estados membros garantindo a aceitação e o impacto deste trabalho, reforçado pela nossa comunidade de stakeholders e colaboradores do IPBES.

Em outras palavras – caso o IPBES seja indicado para este prêmio – o crédito vai para você.

Nosso entendimento do processo de nomeação é que ele permanece confidencial, a menos que aqueles que fizeram as nomeações confirmem publicamente que o fizeram – o que, até onde sabemos, ainda não é oficialmente o caso do IPBES. Os laureados com o Prêmio da Paz são então selecionados por maioria de votos do Comitê do Nobel da Noruega e serão anunciados em 9 de Outubro de 2020.

Até mesmo ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz já seria um reconhecimento proeminente da importância de uma melhor ciência e conhecimento especializado para decisões sobre biodiversidade – em um momento em que o valor da experiência e das evidências está sob um ataque sem precedentes. Também seria um valioso reconhecimento pelo fato de que nossa paz e segurança dependem muito diretamente das contribuições da natureza para as pessoas. O momento desta notícia também é significativo – em meio a uma crise de saúde global diretamente relacionada à nossa relação cada vez mais desgastada com a natureza e com a Cúpula das Nações Unidas sobre Biodiversidade a apenas algumas horas de distância – levando às negociações globais no próximo ano para uma nova estrutura de biodiversidade para 2030 e além.

Mesmo notícias desta natureza não confirmadas, são gratificantes. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer novamente pelo forte apoio ao trabalho do IPBES. Independente de nomeações e prêmios, o fortalecimento da base de conhecimento para políticas e ações mais bem informadas permanece entre as prioridades mais importantes para o futuro sustentável que desejamos para as pessoas e para a natureza.

Com calorosos cumprimentos pessoais,

Dra. Anne Larigauderie | Secretária Executiva da Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES)

Anne Larigauderie – Secretária-Executiva do IPBES – Foto: Natalia Mroz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui