Empresas do setor de cosméticos criam um sistema voluntário de avaliação e classificação de impacto ambiental




Henkel, L’Oréal, LVMH, Natura &Co e Unilever anunciam uma nova iniciativa de cooperação global, que irá desenvolver coletivamente um sistema voluntário de avaliação e classificação de impacto ambiental para toda a indústria de cosméticos. O objetivo é desenhar em conjunto uma abordagem que vá além das marcas, e dê aos consumidores informações claras, transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental dos produtos, a partir de uma metodologia comum baseada na ciência. Essas cinco companhias estão estendendo o convite para que outras empresas de cosméticos se juntem a elas nesse objetivo.

Atendendo à demanda por maior transparência

O novo sistema de avaliação e classificação pretende atender à crescente demanda dos consumidores por maior transparência a respeito do impacto ambiental de produtos cosméticos (incluindo fórmulas, embalagens e utilização). O objetivo é melhorar a informação disponível ao público e permitir que ele faça escolhas mais sustentáveis de consumo.

Para isso, um consórcio será criado, aberto a todas as companhias de cosméticos que queiram unir-se a ele e contribuir para o desenho de um sistema que permita aos consumidores compararem produtos dentro de uma mesma categoria. A ambição é que haja uma classificação geral que informe os consumidores sobre o impacto ambiental de cada produto, considerando todo o seu ciclo de vida.

Construindo coletivamente uma metodologia científica e um sistema de classificação

O consórcio trabalhará com a consultoria de sustentabilidade Quantis , para garantir uma abordagem robusta e científica desse processo, e que os esforços de construção conjunta da metodologia de avaliação e do sistema de classificação sejam guiados e articulados em torno de:

• Um método comum de mensuração dos impactos ambientais de todo o ciclo de vida dos produtos, apoiado nos princípios da “Product Environmental Footprint” (o método científico da União Europeia para quantificar a pegada ambiental de produtos)

• Uma base de dados comum sobre impactos ambientais de ingredientes e matérias-primas usadas em fórmulas e embalagens, assim como da etapa de uso dos produtos.

• Uma ferramenta comum que permita que cada marca calcule o impacto ambiental de produtos individuais, e que possa ser usada por não-especialistas.

• Um sistema harmonizado de classificação usando, por exemplo, uma pontuação variando de “A” até “E”, que permita que o consumidor compare facilmente diferentes produtos. A metodologia, a base de dados, a ferramenta e o sistema de classificação serão verificados por entidades independentes.

Engajando todos os atores do setor de cosméticos

Essa iniciativa global pretende ser aberta a todas as companhias de cosméticos, independentemente de seu tamanho ou de seus recursos. Outros atores serão informados e consultados durante o processo. As cinco companhias que estão se reunindo agora vão somar sua experiência e conhecimento para desenvolver metodologias de avaliação de impacto (como é o caso de Henkel, LVMH, Natura &Co e Unilever), bem como um sistema de rotulagem ambiental e social (conforme o desenvolvido pela L’Oréal). Todas as companhias vão se beneficiar desse trabalho preexistente e estão convidadas a contribuir com sua própria experiência. O consórcio também vai contar com o apoio de especialistas externos, incluindo cientistas, acadêmicos e ONGs, para assegurar a contínua consistência de sua abordagem. O trabalho desenvolvido pelo consórcio vai ser publicado e tornado acessível de forma estritamente voluntária, tanto pelos seus integrantes como por outras partes interessadas.

“É possível que o setor de cosméticos, como aconteceu em outros, construa uma avaliação científica do impacto de seus produtos, baseada em todo o seu ciclo de vida. Isso requer a união do conhecimento e da experiência de todas as partes dessa indústria, particularmente considerando os dados sobre impacto ambiental; esta é exatamente a empreitada em que os membros fundadores do consórcio estão embarcando agora.”, diz Philippe Osset, especialista em usar a avaliação de ciclo de vida para o ecodesign, consultor parceiro da Comissão Europeia e da AFNOR (Associação Francesa de Padronização, na sigla em francês).

A Cosmetics Europe já está acompanhando ativamente o processo, e outras associações da indústria estão sendo contatadas para se unir ao consórcio.

Empresas e associações que queiram saber mais sobre a iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Sobre a Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio bem equilibrado e diversificado. A empresa detém posições de liderança com as suas três unidades de negócios, tanto na área da indústria como no grande consumo, graças à força das marcas, inovações e tecnologias. A Henkel Adhesive Technologies é líder mundial no mercado de adesivos em todos os segmentos da indústria. Nos seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. Fundada em 1876, a Henkel faz uma retrospetiva a mais de 140 anos de sucesso. Em 2020, a Henkel atingiu um volume de vendas de 19 000 milhões de euros e um lucro operacional depurado de cerca de 2 600 milhões de euros. A Henkel emprega cerca de 53 000 pessoas em todo o mundo – uma equipa apaixonada, altamente diversificada e unida por uma forte cultura corporativa, um objetivo comum de criar valor sustentável e valores partilhados. Como líder reconhecida em sustentabilidade, a Henkel ocupa posições de destaque em muitos índices e classificações internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice alemão de ações DAX. Para obter mais informações, visite https://www.henkel.pt .

Sobre a L’Oréal

A L’Oréal dedica-se à beleza há mais de 100 anos. Com o seu portfólio internacional único de 35 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 27,99 mil milhões de euros em 2020 e emprega 85.400 pessoas em todo o mundo. Líder mundial em beleza, a L’Oréal está presente em todas os canais de distribuição: grande distribuição e grandes armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, travel retail, lojas próprias e e-commerce.

A investigação e inovação, e uma dedicada equipa de investigadores de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para satisfazer as ambições de beleza em todo o mundo. A L’Oréal estabelece objetivos ambiciosos de desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de valor do Grupo para 2030 e visa capacitar o seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Mais informações: https://www.loreal.com/en/mediaroom/

Sobre LVMH

A LVMH abriga 75 Maisons icônicos enraizados em seis setores diferentes (Vinhos e Bebidas, Moda e Artigos de Couro, Perfumes e Cosméticos, Relógios e Joias, Varejo Seletivo e Outras atividades). Cada uma de nossas marcas se baseia em um legado único, mantendo um foco inabalável na alta qualidade dos produtos. Uma das principais empresas no mercado de perfumes, maquiagem e cuidados com a pele, a divisão Perfumes & Cosméticos reúne grandes marcas: Parfums Christian Dior, Guerlain, Parfums Givenchy, Kenzo Parfums, Perfumes Loewe, Cosméticos Benefit, Make Up For Ever, Acqua di Parma Fresh, Fenty Beauty de Rihanna e Maison Francis Kurkdjian. A proteção dos ecossistemas da natureza sempre foi de extrema importância para a LVMH, cuja atividade depende significativamente de matérias-primas naturais (flores, uvas, algodão, couro, pedras, etc.).

Estabelecida há 27 anos, a política ambiental da LVMH está agora integrada no programa LIFE 360 (Iniciativas LVMH para o Meio Ambiente) divulgado no início de 2021. Este novo roteiro de desempenho ambiental define metas e prazos precisos (2023, 2026 e 2030) projetados para formar uma nova aliança entre natureza e criatividade em torno de quatro pilares voltados para o produto: proteção da biodiversidade, combate às mudanças climáticas, economia circular e transparência. Descubra mais: https: //www.lvmh.com/group/lvmh-commitments/social-environmental-responsibility/life-initiative-lvmh/

Sobre Natura &Co

Natura &Co é um grupo global de cosméticos, multimarca e multicanal, que inclui Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Em 2020, sua receita líquida foi de R$ 36,9 bilhões. Os quatro negócios que compõem Natura &Co estão empenhados em gerar impactos econômicos, sociais e ambientais positivos. Há 135 anos, a Avon é sinônimo de mulher: oferecendo produtos de beleza inovadores e de qualidade que são vendidos principalmente para mulheres, pelas mulheres. Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do segmento de cosméticos e higiene pessoal, líder em venda direta. Fundada em 1976, em Brighton, na Inglaterra, por Anita Roddick, The Body Shop é uma marca global de beleza que busca fazer diferença positiva no mundo. A marca de beleza australiana Aesop foi fundada em 1987 com o objetivo de criar uma linha de produtos superlativos para a pele, o cabelo e o corpo.

Sobre a Unilever

A Unilever é um dos líderes mundiais na produção e comercialização de bens de grande consumo, na área alimentar, cuidado da casa e produtos de beleza e higiene pessoal. Está presente em mais de 190 países, sendo os seus produtos usados diariamente por mais de 2.5 mil milhões de pessoas. A Companhia emprega 149 mil colaboradores e faturou cerca de 50.7 mil milhões de euros, no ano de 2020. Mais de metade destas vendas é realizada em países emergentes. Do seu portefólio fazem parte mais de 400 marcas, entre as quais algumas das mais conhecidas e preferidas dos consumidores, como Dove, Knorr, Domestos, Hellmann’s, Olá, Ben&Jerry´s, Magnum, Surf e Axe e outras como Love Beauty & Planet, Seventh Generation e The Vegetarian Butcher.

A nossa visão é ser o líder global em negócio sustentável e demonstrar como o nosso modelo de negócio voltado para o futuro e voltado para o propósito leva a um desempenho superior. Temos uma longa tradição de ser uma empresa progressiva e responsável. Tal remonta aos dias do nosso fundador William Lever, que lançou a primeira marca do mundo com um propósito, o sabonete Sunlight, há mais de 100 anos, e está no cerne de como hoje gerimos a nossa empresa.

O Compass da Unilever, a nossa estratégia para um negócio sustentável, foi criado para nos ajudar a ter um desempenho superior e impulsionar o crescimento sustentável e responsável, enquanto:

– melhoramos a saúde do planeta;

– melhoramos a saúde, confiança e bem-estar das pessoas;

– contribuímos para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.

Embora ainda tenhamos muito por fazer, temos orgulho em ter sido reconhecidos, em 2020, como número um no setor pelo Dow Jones Sustainability Index. Para além disso, em 2020, continuamos no topo dos “Global Corporate Sustainability Leaders” do questionário “GlobeScan/SustainAbility”, pelo décimo ano consecutivo.

Para mais informações sobre a Unilever e as suas marcas, visite www.unilever.com

Sobre a Unilever FIMA:

Em Portugal, a Unilever está presente através de uma parceria com a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, desde 1949. Com unidades fabris localizadas em Santa Iria de Azóia, a Unilever FIMA comercializa marcas tão conhecidas e familiares dos Portugueses como Axe, Calvé, Cif, Cornetto, Dove, Knorr, Hellmann’s, Lipton, Magnum, Olá, Rexona, Skip, Sun, Surf, TRESemmé, Vaseline, entre outras.

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