Dióxido de carbono atmosférico pode ultrapassar o limiar icônico



Grahame Madge | Jornalista do MET Office

Em 2021, o dióxido de carbono na atmosfera atingirá níveis 50% maiores do que antes da revolução industrial, devido às emissões causadas pelo homem, diz uma previsão do Met Office (Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido).

O Met Office prevê que a concentração média anual de CO2 no Observatório Mauna Loa, Havaí, será 2,29 ± 0,55 partes por milhão (ppm) maior em 2021 do que em 2020. Este aumento é impulsionado pelas emissões da queima de combustível fóssil e desmatamento, mas será ser ligeiramente menor do que o normal devido a um fortalecimento temporário dos sumidouros naturais de carbono. Espera-se que os padrões climáticos vinculados ao atual evento La Niña promovam uma explosão temporária de crescimento nas florestas tropicais que absorvem algumas das emissões da humanidade. 

Apesar desses efeitos relacionados ao La Niña, o CO2 continuará a se acumular na atmosfera e excederá 417 ppm por várias semanas de Abril a Junho. Isso é 50% maior do que o nível de 278 ppm no final do Século XVIII, quando a atividade industrial generalizada começou.

O professor Betts acrescentou: “O acúmulo de CO2 na atmosfera causado pelo homem está se acelerando. Demorou mais de 200 anos para que os níveis aumentassem em 25%, mas agora, pouco mais de 30 anos depois, estamos nos aproximando de um aumento de 50%. Reverter essa tendência e desacelerar o aumento do CO2 atmosférico exigirá a redução das emissões globais, e sua paralisação exigirá que as emissões globais sejam reduzidas a zero líquido. Isso precisa acontecer nos próximos 30 anos, se o aquecimento global for limitado a 1,5°C”.

O Met Office tem emitido previsões anuais do CO2 em Mauna Loa desde 2016, e previu com sucesso a influência das mudanças ano a ano nos sumidouros de carbono natural na taxa de aumento do CO2. Em 2020, uma vez que ficou claro que a pandemia causaria uma queda temporária nas emissões, o impacto disso no aumento do CO2 também foi previsto com sucesso.A previsão de dióxido de carbono do Met Office para 2021 pode ser encontrada aqui.

FONTE:

https://www.metoffice.gov.uk/about-us/press-office/news/weather-and-climate/2021/2021-carbon-dioxide-forecast

12 de janeiro de 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui