COP26 – Caminhos para Glasgow

Glasgow - Foto: Glasagow Tour Office


Camila Lopes | Jornalista

Ambição ambiental e papel da América Latina para COP26

O Reino Unido hospedará a COP26 em Glasgow entre os dias 1 e 12 de Novembro de 2021. À medida que se entra nesta década crítica de ação climática – e tendo como pano de fundo a pandemia da COVID-19 ainda em curso – esta cúpula está prestes a ser um dos eventos climáticos mais importantes desde o Acordo de Paris de 2015 e a América Latina representa uma parte importante desse cenário.

Os países da América Latina, apesar de não estarem entre os maiores emissores de gases de Efeito Estufa (representam aproximadamente 10% da emissão global), estão localizados nas regiões do globo terrestre que apresentam os maiores impactos derivados das mudanças climáticas. Justamente, é nesse grupo de países que está um dos maiores reservatórios de biodiversidade, água doce e potencial energético do mundo. A área é um bloco de oportunidades. Tendo em vista tal conjuntura, como é possível construir um futuro mais sustentável, resiliente, com emissão zero de carbono e com uma transformação econômica que funcione para as pessoas e o Planeta?

Isso não é uma tarefa simples, porém, também não impossível. É preciso um trabalho conjunto. Governos precisam ampliar os níveis de ambição anunciando suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), e estas devem ser ambiciosas e feitas o mais rápido possível. Empresas, cidades e investidores devem manter o ímpeto e continuar divulgando seus dados ambientais, expandindo suas metas de redução de emissões com base na ciência para toda a sua cadeia de suprimentos e fornecendo cada vez mais energia renovável. Essas são algumas das ações a serem tomadas.

O Conexão CDP 2021, “Caminhos para Glasgow – ambição ambiental e papel da América Latina para COP 26”, tem por objetivo trazer especialistas e apresentar um panorama de empresas, cidades e investidores para a região agora e para os próximos 10 anos; o papel de cada um para reverter os efeitos das mudanças climáticas e impedir um colapso ambiental global; e as oportunidades e próximas ações para cada setor.

Pela primeira vez, devido às circunstâncias, o evento será online, realizado no dia 10 de Fevereiro das 14h às 16h (GMT-3, Brasília), com inscrições gratuitas pelo link e tradução simultânea de português e espanhol.

Agenda

14:05 – Abertura – Lauro Marins, Diretor Executivo, CDP Latin America e Sonia Consiglio Favaretto, Vice-Presidente do Conselho do CDP LA, Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil e Pioneira dos ODS para o Pacto Global.

14:10 – Painel Caminho para Glasgow, ambição ambiental e papel da América Latina para COP 26. Participantes: Rodrigo Perpétuo, Diretor Iclei América do Sul; Francisco Suarez, Diretor de Equity Research | Cimento e construção, imóveis, infraestrutura, ESG-LatAm; Viridiana Hernández Torija| Gerente Divisional ESG – Sustentabilidade, Walmart México.  Moderadora: Andreia Coutinho, jornalista

15:10 – Resultados obtidos pelo CDP no último ciclo de reporte com foco na América Latina e o reconhecimento de empresas e cidades A-List.

15:50 – Encerramento

Sobre o CDP


O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que mede o impacto Ambiental de empresas e governos de todo o mundo, colocando essas informações no centro das decisões de negócios, investimentos e políticas. Em um trabalho conjunto com investidores institucionais com ativos de US$87 trilhões, alavancamos o poder do investidor e do comprador para motivar as empresas a divulgar e gerenciar seus impactos ambientais. Mais de 8.400 empresas com mais de 50% da capitalização de mercado global divulgaram dados ambientais por meio do CDP em 2019. Além das mais de 950 cidades, estados e regiões que também divulgaram suas ações de mitigação e adaptação climática, a plataforma do CDP é uma das fontes de informações mais ricas do mundo sobre como empresas e governos estão promovendo mudanças ambientais. Ao impulsionar forças de mercado, incluindo acionistas, clientes e governos, o CDP incentiva milhares de empresas e cidades das maiores economias do mundo a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, preservar recursos hídricos e proteger florestas. O CDP, anteriormente Carbon Disclosure Project, é um membro fundador da We Mean Business Coalition.

Visite https://cdp.net/ ou siga-nos no @CDP-LA para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui