Água, pantanais e vida são inseparáveis

Foto: ESA


Martha Rojas Urrego | Secretária-Geral da Convenção de Ramsar sobre as Zonas Úmidas

Declaração de Martha Rojas Urrego, Secretária-Geral da Convenção sobre Zonas Úmidas no Dia Mundial das Zonas Úmidas, 2 de fevereiro de 2021

Todos nós concordaríamos que a água doce é essencial para a vida, sem água não pode haver vida. No entanto, quantos se preocupam com a saúde dos ecossistemas que são a fonte de nossa água doce?

Estamos em uma crise de água com consequências profundas e as zonas úmidas estão no centro de sua resolução. Menos de 1% da água na Terra é água doce utilizável e é principalmente armazenada em áreas úmidas, como rios, riachos, lagos, pantanais, estuários e aquíferos. Consumimos pelo menos 10 bilhões de toneladas de água doce diariamente – mais do que a Terra pode repor. Mesmo assim, precisaremos de 55% mais água até 2050 para uma população global de 10 bilhões de pessoas. 

Nossa demanda insustentável por água doce está colocando uma enorme pressão sobre os pantanais.

Além disso, todas as nossas fontes de água são poluídas por produtos químicos, plástico ou águas residuais não tratadas – deixando 2,2 bilhões de pessoas bebendo água não segura e quase meio milhão morrendo a cada ano por causa disso. Exigimos por mais água potável, mas destruímos os meios pelos quais a obtemos. Quase 90% de nossas áreas úmidas, incluindo rios, lagos, pantanais e turfeiras desapareceram, e continuamos a perder áreas úmidas três vezes mais rápido do que as florestas.

Desconectamos nossa dependência da água do que fazemos com os pantanais.

Devemos entender e valorizar melhor o que as zonas úmidas fazem pela água.

Interdependentes e inseparáveis, a água e as zonas húmidas são parceiros vitais para a vida, proporcionando um lar para 40% das espécies mundiais.

Poderíamos ter água suficiente para o nosso presente e futuro. Se mudarmos.

Devemos ser eficientes no consumo de água em todas as áreas. A indústria sozinha poderia reduzir seu uso de água em até 50%, enquanto a agricultura, de longe o maior consumidor de água, tem diversas maneiras de obter mais ‘safra por gota’.

Devemos parar de destruir e começar a restaurar os pantanais.

Todos nós, seja no setor agrícola ou industrial, para cada indivíduo em sua vida diária, é nossa responsabilidade coletiva economizar água e conservar as áreas úmidas.

São necessários investimentos significativos em zonas úmidas como soluções naturais para a gestão da água, bem como a adoção de políticas que integrem as zonas úmidas aos planos de gestão. Todas são ações decisivas em direção a uma economia verde as quais são fundamentais para reconstruir melhor.

Junte-se a nós neste Dia Mundial das Zonas Úmidas, no 50º aniversário da Convenção de Ramsar sobre as Zonas Úmidas para acelerar as ações que conservam e restauram as zonas úmidas do mundo.

Vamos fazer mudanças que valorizem as áreas úmidas, a fim de garantir nossa água doce.

Visite o site: https://www.worldwetlandsday.org/ 

FONTE:

https://ramsar.org/news/statement-by-martha-rojas-urrego-secretary-general-of-the-convention-on-wetlands-on-world-0

02 de fevereio de 2021

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui